Veja como está a semeadura da oleaginosa, até o dia 9 de dezembro, em seu estado
Daniel Popov, de São Paulo
O plantio da soja no Brasil na temporada 2016/2017 está praticamente concluído no Brasil. Agora os olhares e preocupações se voltam ao céu, na torcida para que o clima colabore com os plantios iniciados primeiro, que já está florescendo. Na semana encerrada em 16 de dezembro, a semeadura da oleaginosa chegou a 97,7% no país, ou seja, 33,3 milhões de hectares foram plantados, dos 34,1 milhões de hectares estimados para o ano, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Apesar do avanço dois estados ainda não concluíram suas semeaduras, o Rio Grande do Sul e a Bahia.
Pela primeira vez nesta temporada, o ritmo médio de plantio superou a marca histórica brasileira para o período que é de 97,5%. No ano passado, no mesmo período o Brasil semeou 95,5% da área total.
Na Bahia, o longo período sem chuvas tem adiando a conclusão. Até o momento o estado está com 98% da soja cultivada da área estimada em 1,6 milhão de hectares. O ritmo é mais alto que a média para o estado que é de 93,6%. No ano passado, no mesmo período a média dos baianos era de 85%.
As notícias abaixo também são muito interessantes:
Plantio direto garante semeadura de soja mesmo sem chuvas
Já o Rio Grande do Sul cultivou 95%, da área estimada de 5,4 milhões de hectares. Nesta mesma época, historicamente os gaúchos plantam 94,2%. No ano passado a semeadura estava ainda mais atrasado 93%.
Os demais estados, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina concluíram suas semeaduras na temporada 2016/2017.