Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Apesar da alta do etanol, rentabilidade das usinas deve crescer apenas em 2014

Segundo especialista, serão necessárias outras medidas do governo para a retomada dos investimentos no setorA crescente demanda pelo etanol e as medidas impostas pelo governo federal já provocam aumento nos preços do produto. As cotações são as mais altas desde abril do ano passado. Mesmo assim, especialistas apontam que as usinas ainda trabalham com margens apertadas e que a rentabilidade deverá ser maior apenas em 2014.

Até o mês passado, na escolha entre gasolina e etanol, os consumidores optavam pela primeira. Em fevereiro, o comportamento dos motoristas mudou. A gasolina subiu, em média, 4% e está sendo vendida em torno de R$ 2,99 nos postos de São Paulo. O etanol teve elevação de 2% e é comercializado a cerca de R$ 1,99.

Apesar da alta nos preços, as usinas e produtores não estão comemorando. De acordo com a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Mirian Bacchi, o ano passado não foi rentável, com altos custos de produção para o anidro e o hidratado. Segundo ela, o aumento é pouco representativo e serão necessárias outras medidas para a retomada dos investimentos.

Outra mudança que deve movimentar o mercado está programada para junho. A mistura do etanol na gasolina deve subir dos atuais 20% para 25%.

Com o aumento da demanda nos próximos meses, as usinas devem produzir mais etanol nesta safra. No ano passado, o mix ficou em 49% para o açúcar e em 51% para o biocombustível. Neste ano, o mix deve ficar em 47% para o açúcar e em 53% para o etanol.

– Você tem uma demanda maior com o aumento da mistura. Demanda por mercado externo, demanda forte por carros flex. Na medida em que os preços do açúcar e etanol se equilibram, as usinas tendem a fabricar mais etanol – diz o diretor da Bioagência, Tarcilo Rodrigues.

Segundo o analista, a maior produção de etanol é motivada pela demanda crescente e não pela possibilidade de melhor rentabilidade. Rodrigues afirma que as usinas vão trabalhar com uma rentabilidade maior somente a partir do próximo ano.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile