Apesar de produção recorde confirmada, qualidade do café brasileiro preocupa

Até mesmo exportadores têm relatado certa dificuldade na aquisição de café fino para cumprir embarquesMuitos produtores de café estão preocupados com a qualidade dos grãos, sobretudo de arábica. Isso porque as chuvas entre junho e julho nas principais regiões produtoras do Brasil causaram a queda de grãos dos pés e comprometeram parte da safra em termos de bebida, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Assim, segundo os pesquisadores, produtores que contam com lotes de grãos mais finos estão retraídos, à espera de valorizações para negociar. Até mesmo exportadores têm relatado certa dificuldade na aquisição de café fino para cumprir embarques. Por outro lado, a maior parte dos cafeicultores tem ofertado cafés de bebida mais inferior, como grãos riado/rio e cafés de varrição.

Em relatório divulgado no dia 6, a Conab revisou para cima a estimativa de produção nacional de café da safra 2012/13, apontando volume recorde de 50,48 milhões de sacas de 60 quilos (arábica e robusta), superando as 48,48 milhões de sacas da temporada 2002/2003. O volume indicado no relatório da semana passada supera em 30 mil sacas a quantidade divulgada em maio pela Conab. Com relação à safra anterior (2011/2012), o volume é 16,1% superior. O incremento na produção está atrelado à bienalidade positiva da cultura e ao maior investimento por parte de produtores, tendo em vista os elevados preços recebidos ao longo de 2011.