Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Apesar da recente queda, preços do arroz estão em patamares elevados, afirma Cepea

Média de preços dos últimos três meses é a maior desde 2009A média de novembro de 2012 do Indicador do Arroz em Casca Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58 grãos inteiros), de R$ 38,32 por saca de 50 quilos, foi 1,63% inferior à de outubro. Apesar desse recuo, os valores ainda estão em patamares bastante elevados, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A média de preços dos últimos três meses (setembro-outubro-novembro), por exemplo, é a maior desde 2009. A média de 2012 (até novembro) também é superior à de 2011, em termos reais (valores deflacionados pela IPCA de outubro/12). As quedas estão atreladas à necessidade de “fazer caixa” por parte de produtores, para pagamentos de compromissos da safra 2011/12 e de custeios de safras passadas.

Além disso, a expectativa de aumento na produção brasileira de arroz para a safra 2012/2013 também tem influenciado as recentes quedas nos preços – após as chuvas ocorridas em outubro de 2012, produtores intensificaram o plantio em boa parte do Estado gaúcho. Vale ressaltar, ainda, que os leilões de arroz em casca realizados pelo governo federal nas últimas semanas e a retração de compra do setor atacadista/varejista também pressionaram as cotações.

>>Acesse o site de Cotação do RuralBR

Sair da versão mobile