? No ano passado fizemos algo parecido, só que em menor proporção, com apenas 100 visitantes de 22 países. O resultado foram US$ 10 milhões em investimentos. Este ano, nossa expectativa é de, no mínimo, dobrar esses valores ? disse o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, à Agência Brasil. Teixeira explica que este é “um trabalho de sedução visando trazer mais investimentos ao Brasil.”
O mote do carnaval é, segundo Teixeira, uma justificativa a mais para despertar o interesse dos investidores.
? Isso ajuda a fazer com que eles decidam vir conhecer o Brasil. Estando aqui, fica mais fácil convencê-los de que existem grandes oportunidades de investimentos em nosso país.
Segundo o presidente da Apex, o projeto custou R$ 1 milhão. A iniciativa, que conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e de entidades empresariais de diversos setores da economia, pretende intensificar o relacionamento entre empresários brasileiros e compradores internacionais.
Estão previstas visitas a fábricas, lojas e polos produtivos de diversos segmentos em Minas Gerais, São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro.
Nestes estados, os investidores conhecerão as experiências do empresariado brasileiro em áreas como produção publicitária, vinhos, equipamentos de panificação, frutas, indústria têxtil, instrumentos musicais, franquias, tecnologia da informação, torres de transmissão de energia e cosméticos.
Com a ajuda da Apex, os visitantes conhecerão de perto as tendências da indústria e serão auxiliados na busca por parcerias, prospecção de negócios e identificação de fornecedores.
Segundo a Apex, o grupo polonês que visitará a serra gaúcha tem interesse em investir nas vinícolas. Outros cinco empresários e dois investidores norte-americanos estão interessados em fechar negócios com 58 empresas brasileiras da área de tecnologia da informação, com o apoio da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).