? Um novo Centro de Negócios na Rússia significa que o Brasil coloca definitivamente o pé no mercado do leste europeu, que é importante por possuir um padrão de consumo elevado ? afirma Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil.
A partir do novo Centro de Negócios, que funcionará no centro empresarial da capital russa, Moscow-City, a Apex-Brasil reforçará o acesso a um mercado de aproximadamente 150 milhões de pessoas.
Atualmente, a Rússia é o 13º principal parceiro comercial do Brasil. Em 2009, as exportações brasileiras para o país chegaram a US$ 2,86 bilhões, sendo US$ 1 bilhão em produtos industrializados. Entre os bens mais comercializados estão carne, açúcar, café, soja, máquinas agrícolas, frutas frescas e secas, castanhas, bombons e confeitos, calçados e vestuário.
? A região é uma das grandes compradoras dos nossos produtos agrícolas e tem potencial para ser uma grande compradora de produtos manufaturados ? explica o presidente da Apex-Brasil.
Segundo a Agência, o país apresenta grande potencial para se tornar um ponto de ligação para a logística de transporte entre Ásia e Europa, pela localização geógrafica da Rússia.
O Centro de Negócios de Moscou é o sexto da Apex-Brasil em todo o mundo. Os outros estão estrategicamente localizados na Ásia (Pequim, na China), Oriente Médio (Dubai, nos Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami, nos Estados Unidos), América Central e Caribe (Havana, em Cuba) e Europa (Varsóvia, na Polônia).
Em breve, serão abertos dois novos CNs, na África (Luanda, em Angola) e na Europa Ocidental (Bruxelas, na Bélgica). Segundo a Agência, o escritório na Bélgica terá o objetivo de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que afetem ou possam afetar as exportações brasileiras, tendo um papel ativo diante das decisões que impactam o Brasil.