A agência fez 62 estudos de inteligência comercial e competitiva ao longo do ano, envolvendo 25 países. Para identificar novas oportunidades, investiu em feiras, em capacitação e também em missões comerciais, que resultaram em US$ 166,5 milhões em negócios.
? Nós temos mercados que nós precisamos atingir, não só mercados da Ásia. Se nós pegarmos a África, Ásia e continuar trabalhando na mesma intensidade com os países do Oriente Médio, nós vamos ver que nós temos uma capacidade de expansão de comércio exterior muito forte ? disse o presidente da Apex, Alessandro Teixeira.
Na área rural, carnes e implementos agrícolas tiveram destaque. No próximo ano, a intenção é incluir a cadeia do leite nos projetos da agência e superar os números atingidos em 2010.
? Eu acho que o Brasil tem condições de chegar naquele número que nós sonhamos, de US$ 210 bilhões, não é obviamente a meta do governo, a meta vai estar sendo construída, mas eu pessoalmente acredito que nós conseguimos passar US$ 200 bilhões no ano que vem e vamos trabalhar naquilo que nos cabe, nesses 20% que a Apex representa ? completou Teixeira.
A Apex apóia quase 13 mil empresas de 80 setores da economia.