Até outubro, as empresas ligadas à Apex venderam quase R$ 24 bilhões de ao mercado externo, 12% das exportações brasileiras. Em relação ao mesmo período de 2007, o aumento foi de 8%. Segundo a agência, o carro-chefe foi o agronegócio. As carnes de aves representaram cerca de 25% do total exportado pela entidade. O setor de vinhos teve um aumento de 145% nas exportações este ano.
De acordo com o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, a crise afetou a demanda de importantes mercados para o brasil. A agência prevê redução de 20% no volume de investimentos externos no país para o ano que vem. Para amenizar estes efeitos, a agência vai ampliar os recursos a fim de promover os produtos nacionais.
Outra estratégia é a diversificação das exportações de produtos ligados ao agronegócio. O leite deve estar entre os principais focos de ação no ano que vem.
? Toda a parte de derivados de leite é extremamente importante, é um setor que tradicionalmente o Brasil é um dos maiores produtores do mundo de leite, provavelmente entre os cinco maiores produtores. Nós sabemos que o mundo demanda leite em pó, demanda derivados de leite e agente tem que aproveitar essa oportunidade ? afirmou Teixeira.