A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) deu início nesta terça-feira (12) a uma missão comercial aos Estados Unidos e Canadá, com o objetivo de ampliar a participação do Brasil no comércio com esses países.
A iniciativa, liderada pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, marca a etapa final de um tour comercial pelas Américas, que já passou pelas regiões Sul e Central do continente.
Os Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial do Brasil, representam um foco central da missão.
Em 2023, o país exportou US$ 36,9 bilhões para os EUA, com um crescimento médio anual de quase 5,5% desde 2019.
Além disso, os EUA são o maior investidor estrangeiro no Brasil, com um estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) de US$ 206,2 bilhões em 2021.
Durante os quatro dias de programação, a comitiva brasileira, composta por empresários e representantes de diversos setores exportadores, participará de uma série de encontros com parlamentares, empresários e investidores norte-americanos e brasileiros. A agenda inclui debates sobre temas como agronegócio, oportunidades comerciais, inovação e sustentabilidade com startups.