O Encontro Maranhense de Apicultura é um evento técnico, de caráter educativo, promocional e setorial, realizado pelos parceiros do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) da Apicultura do Alto Turi. O objetivo é estimular o espírito empreendedor do apicultor e a introdução de novas técnicas de produção e gestão da atividade apícola no Maranhão pelo intercâmbio com instituições de pesquisa e troca de experiências de sucesso com outros estados.
Já no Espaço Apis, o apicultor poderá obter informações e orientações sobre programas, produtos e serviços tecnológicos e financeiros, bem como conferir exposições de produtores e equipamentos.
O Encontro será coroado com a tradicional Festa do Mel, que prevê premiações entre os produtores diante dos resultados obtidos na produção apícola. No evento, ainda será escolhida a Rainha do Mel 2010.
Produção
O APL da Apicultura do Alto Turi abrange dez municípios e tem alcançado ótimos resultados. Somente no ano passado, foran produzidas cerca de mil toneladas de mel. O produto é exportado para as regiões Sul e Sudeste do País. Até o final deste ano, a produção deve ultrapassar mil toneladas, o que tem gerado uma movimentação financeira de aproximadamente 4,2 milhões na economia local, beneficiando 600 apicultores.
No mês de outubro, o preço médio de exportação do mel brasileiro bateu recorde, alcançando US$ 3,06 por quilo. No total, as exportações brasileiras foram de 1,2 mil toneladas e geraram receita de US$ 3,71 milhões. Em relação ao mês anterior, houve aumento de 49,4% na quantidade e de 52,2% no valor.