? O mel brasileiro sempre foi reconhecido no exterior pela sua qualidade ? diz.
O Brasil ficou quase dois anos sem poder comercializar produtos apícolas para países da Comunidade Européia e o embargo foi suspenso em março.
Em outubro as exportações brasileiras de mel tiveram crescimentos de 16% em valor e de 22% em peso. O balanço das exportações de mel até outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007 foi muito favorável. Nesse período, a receita das exportações cresceu 99,4% e as quantidades comercializadas aumentaram 35,8%.
Mas Reginaldo alerta que os bons resultados de vendas para o mercado externo não são acompanhados por boas vendas no mercado interno.
? O consumo no Brasil é de apenas 128 gramas por pessoa ao ano. Nosso grande desafio é mostrar aos produtores a importância de trabalhar o mercado interno ? diz Reginaldo.
Um dos meios sugeridos para estimular o consumo é a inserção de sachês de mel na merenda escolar.
? O mel ainda é visto como remédio e precisamos mudar esse conceito ? diz.
Outro grande desafio do setor apícola é a segurança alimentar. Os produtores rurais precisarão registrar as casas de mel no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que vai demandar mudanças na estrutura destas unidades de produção. Outra mudança é a implantação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), um sistema de garantia de qualidade para segurança alimentar.
Os produtores precisarão adaptar diversas etapas da produção para garantir a qualidade e evitar os perigos potenciais à saúde dos consumidores.