? O objetivo é que os apicultores piauienses adquiram conhecimento e informação sobre a realidade dos produtores de pólen no Brasil ? informa o gestor do Projeto Apis do Norte Piauiense, Paulo Alexandre Carvalho.
Durante o evento, os apicultores piauienses vão obter também maiores detalhes sobre a tecnologia e o processo de beneficiamento de pólen, como também fazer contato com outros produtores de pólen, além de ampliar conhecimentos acerca do mercado para esse produto.
Há um ano e meio, doze apicultores do povoado Vassouras, em Esperantina, optaram em produzir pólen em vez de mel.
? Decidimos porque é uma atividade mais promissora na região. As floradas são de mata nativa e o produto tem mais valor no mercado do que o mel ? explica o presidente da Associação de Apicultores de Vassouras, Adriano Paiva Silva.
Agora, em 2009, está sendo financiada uma Unidade de Beneficiamento de Pólen para a região, numa parceria do SEBRAE-PI com a Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR), Ministério da Agricultura, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Casa Apis.
? O pólen é mais valorizado que o mel. Aqui no Piauí, vendemos o produto por quilo ou fracionado. Nossa produção ainda é pequena, mas também vendemos o produto para Rondônia ? informa Silva.
O pólen das flores, recolhido pelas abelhas, faz parte da categoria dos super alimentos. É um suplemento alimentar que promove o equilíbrio orgânico, indicado nas mais variadas disfunções de saúde. O pólen pode ser consumido puro, em vitaminas e sucos.