Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Apicultura e horticultura são os novos projetos no Vale do São Francisco

Iniciativas se juntam a projetos já existentes nas áreas de fruticultura irrigada, caprinovinocultura, artesanato, comércio e meio ambienteApicultores e produtores de hortaliças do Sertão do São Francisco, no Estado de Pernambuco, terão um reforço nos próximos anos para desenvolver suas atividades. O Sebrae-PE, através da Unidade de Negócios do Sertão do São Francisco, começa em 2010 a trabalhar com dois novos projetos nas áreas de apicultura e horticultura. As iniciativas se juntam aos projetos já existentes, nas áreas de fruticultura irrigada, caprinovinocultura, turismo, artesanato, comércio, meio ambiente e orientação empresari

O projeto de desenvolvimento da apicultura na Unidade Sertão do São Francisco tem como público-alvo 200 apicultores dos municípios de Afrânio, Dormentes, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco. O projeto visa desenvolver a atividade apícola na região por meio do fortalecimento da organização dos apicultores e da ampliação do acesso destes ao mercado e a tecnologias apropriadas.

No primeiro ano do projeto, o foco será o mercado nacional e, posteriormente, o mercado internacional, com a articulação para a construção de entrepostos. Entre os produtos, serão trabalhados inicialmente o mel e a cera, ampliando depois para a própolis e a apitoxina. A Unidade Sertão do São Francisco pretende, até 2012, elevar em 50% a venda de mel via central de comercialização e em 20% a venda do mel fracionado.

Horticultura
Já o projeto de horticultura visa desenvolver esse ramo produtivo no Vale do São Francisco Pernambucano através da organização do setor, da melhoria da gestão empresarial, da transferência de tecnologia e do fomento à comercialização, com o objetivo de aumentar a geração de emprego e renda na região.

Serão beneficiados, até 2012, 250 produtores de hortaliças – cebola, amendoim, tomate, inhame, macaxeira, além de outros legumes e vegetais – dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco.

Os produtores serão atendidos em grupos, com planos de ação específicos para cada um deles a fim de desenvolver os trabalhos considerando as diferentes necessidades existentes.

O projeto pretende, até 2012, aumentar o número de pessoas ocupadas na produção de hortaliças em 30%. Também devem ser formados dois grupos de horticultores reconhecidos como produtores de orgânicos pelo Ministério da Agricultura e/ou Certificadoras, além de um grupo de horticultores trabalhando de forma organizada em cada município da área de abrangência do projeto.

Sair da versão mobile