A elaboração do Planejamento Estratégico Setorial e de Exportação da Apicultura também contou com a participação integral de todo o setor e da Apex Brasil, segundo informou a presidente da Abemel, Joelma Lambertuci de Brito.
O objetivo do planejamento é promover, nacional e internacionalmente, de forma sustentável, a integração, a produção e a comercialização da cadeia produtiva de mel e demais produtos das abelhas e dos setores relacionados. O documento contará com quatro agendas de trabalho: política, produção, governança e mercado.
? A apicultura brasileira só vai se solidificar se forem construídas ações estruturantes de mercado nacional e internacional. Por meio do planejamento foi possível verificarmos as estratégias necessárias para promover toda a cadeia produtiva brasileira. A criação deste documento representa grande avanço, tendo em vista que outros países já atuam no mercado norteados por seus planejamentos estratégicos, a exemplo da Argentina, China, México e Austrália ? afirmou Joelma.
Exportação
O convênio firmado entre a Apex e a Abemel terá vigência de dois anos. Nesse período, por intermédio do Projeto Honey From Brasil, será promovida a internacionalização de empresas brasileiras de produtos apícolas, aumento das exportações e do valor comercializado dos produtos, além do fortalecimento da imagem setorial dos produtores e das empresas nos mercados nacional e internacional.
Inicialmente o Brasil irá atuar em quatro mercados prioritários: Alemanha, Arábia Saudita, Estados Unidos e Japão. Já para 2011 estão previstas missões comerciais ao Oriente Médio e ao Japão (para prospecção de oportunidades de negócios), participação de empresas nas principais feiras internacionais do setor ? como a Apimondia, na Argentina, e a Foodex, no Japão ? e outras ações de promoção comercial, como a participação de empresas na Fórmula Indy 2011/2012. Sobre esta última ação, Joelma explica que, a ideia é levar, com tudo pago, clientes potenciais da marca Honey From Brasil, para assistir às competições automobilíticas.
? Trata-se de uma estratégia para fidelizar o cliente.
Também visando promover a imagem de sustentabilidade e inovação, o projeto prevê ainda a reestruturação do website Honey from Brasil, que servirá como portal de informações e notícias.
? Será um espaço de inteligência competitiva comercial. Na página estará disponível um banco de dados sobre o setor ? ressalta Joelma.
O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Cunha, afirmou que a entidade está empenhada em apoiar o desenvolvimento das ações para disseminar a marca Honey From Brasil pelo mundo.