O terminal foi construído em 2008, mas desde o ano seguinte estava irregular junto a órgãos ambientais e à Receita Federal. Com capacidade de armazenar até 32 mil toneladas, o Tefer custou R$ 9,5 milhões à Appa.
A primeira carga recebida pelo terminal de fertilizantes soma 3,2 mil toneladas e foi desembarcada do navio Mystic Striker operado pela empresa Harbor. O fertilizante foi importado pela Fertipar. O produto sai do navio e chega ao Tefer por uma esteira com capacidade de transportar até mil toneladas por hora. Do terminal, a carga aguarda a liberação da Receita Federal para ser encaminhada por caminhão a armazéns locais ou para o interior paranaense.
De acordo com a Appa, a expectativa é de que o terminal reduza o fluxo de caminhões na área primária do porto e as perdas do produto, além de aumentar a rapidez das operações.
– O próximo passo para melhorar a logística do recebimento do fertilizante pelo Porto de Paranaguá será o pátio de triagem, para organizar o fluxo de caminhões do produto, dentro e fora da faixa portuária – afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
A importação de fertilizante pelo Porto de Paranaguá, no primeiro semestre, representou perto de 50% da importação brasileira do produto, segundo Dividino. De janeiro a junho deste ano, os portos paranaenses importaram quase 5 milhões de toneladas do produto, 22% mais que o registrado no mesmo período do ano passado. No país, no primeiro semestre, foram importados pouco mais de 10 milhões de toneladas de fertilizantes, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.