As tão esperadas chuvas chegaram em vários estados brasileiros e favoreceram o início do plantio da soja da safra 2020/2021. Vale ressaltar que muitas localidades não receberam o volume suficiente de água para que o solo recuperasse a umidade ideal, mas muitos produtores não tinham a opção de esperar mais.
Durante uma live do CR News na última quinta-feira, o tema Chuvas X Plantio foi debatido entre o editor do Projeto Soja Brasil, Daniel Popov, o pesquisador da Embrapa Soja, José Salvador Foloni e a editora de Tempo do Canal Rural Pryscilla Paiva.
Ficou claro, durante o bate papo, que mesmo os produtores mais organizados e preparados podem ser surpreendidos por um clima adverso.
“Existe todo um cronograma de sistema de produção que o produtor calcula, para que consiga viabilizar as duas safras. Entretanto mesmo acompanhando as previsões diariamente, elas acabam não se confirmando e muitos estão até agora sem conseguir plantar, pois o solo está sem a reserva hídrica ideal”, comenta Foloni.
Segundo o pesquisador, para piorar a situação, alguns estados chegaram a registrar temperaturas bastante elevadas, aumentando a evapotranspiração da pouca umidade que existia no solo.
“Alguns municípios do Paraná chegaram a registrar uma perda de umidade de 7 mm por dia. A média tem sido de 3 mm a 4 mm, o que tem tornado a instalação da cultura algo complicada. Então o produtor está todo preparado, mas não tinha clima para esse plantio”, afirma.
Veja como foi a live:
Durante a passagem do Projeto Soja Brasil por Maringá (PR), nesta semana, ficou claro que nem sempre é possível fugir ou resolver os problemas que o clima impõe. Com mais de 30 dias sem qualquer volume de chuvas, o produtor resolveu não arriscar o plantio no pó, entretanto as sementes começam a chegar e ele não tinha onde armazenar corretamente. O resultado é que mesmo sem semear, ele corre o risco de perder parte do insumo.
Confira a reportagem na íntegra:
Sem chuvas, produtor de Maringá (PR) teme perder sementes de soja
Bom, de certo somente que tanto na quarta, quanto nesta quinta-feira as chuvas começaram a chegar em diversas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e os produtores começaram a dar a largada no plantio da soja.
Abaixo destacamos algumas fotos e vídeos enviados pelos Repórteres Soja Brasil, que são produtores de várias regiões do país, que colaboram com o projeto mostrando como estão suas lavouras.
Confira abaixo algumas fotos e vídeos:
Abaixo plantio em Sorocaba (SP)
Plantio em Sidrolândia (MS), com trilha sonora e tudo!
Ponta Grossa (PR)