Após cinco meses de queda, cotação do café arábica sobe em dezembro

Alta foi impulsionada pelo aumento nos preços externos da variedadeOs preços internos dos cafés arábica e robusta avançaram em dezembro e continuam sinalizando certa recuperação em janeiro. Para o arábica, após cinco meses de quedas consecutivas, as cotações foram impulsionadas pelo aumento nos preços externos da variedade. Segundo pesquisadores do Cepea, essa alta, por sua vez, esteve atrelada à expectativa de maior demanda pelo arábica, devido aos elevados valores do robusta, e a especulações com relação às ofertas nacional e global de café.

A média do indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, foi de R$ 272,09 a saca de 60 kg em dezembro, 9,8% superior ao de novembro. Em janeiro, a alta acumulada do indicador é de 4,14%.

Quanto ao robusta, pesquisadores do Cepea indicam que a forte retração de vendedores e a demanda por parte de agentes com maior necessidade de aquisição influenciaram os aumentos. O indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 acima teve média de R$ 223,11 a saca de 60 kg em dezembro, aumento de 12,2% em relação a novembro. Em janeiro, a elevação é de 3,56%.