Diversos

Após contraprova, Ministério da Saúde confirma 1º caso de coronavírus no Brasil

Ministro Luiz Henrique Mandetta afirma que número de casos suspeitos no Brasil deve crescer nos próximos dias porque aumentou o número de países com a doença

https://youtube.com/watch?v=op8PL-WtQuA

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira, 26, o primeiro caso de coronavírus no Brasil, após o paciente, de 61 anos, que esteve na região de Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira, 21, o idoso apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença. Neste domingo, 23, ao ter dado entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, os exames confirmarem a doença, mas o governo aguardava o resultado de uma contraprova enviada ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz. 

“Então agora passamos por uma nova fase de providências que já começa a acontecer no sentido de mitigar os efeitos da doença”, disse o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Também na última sexta-feira, as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde há risco de infecção.

O ministro fez uma projeção de que o número de casos suspeitos no Brasil aumente nos próximos dias. Isso porque aumentou o número de países que registraram a doença. “Antes era só a China, agora iremos considerar um número maior de pessoas suspeitas ou em observação”, disse.

O governo ressaltou ainda que o paciente com o coronavírus está em isolamento domiciliar e bem. “Assim que os sintomas terminares, ele deixará de estar na situação de paciente isolado”, afirmou.

 

Mandetta ressaltou ainda que não se sabe a maneira que o vírus deve se comportar no Hemisfério Sul. “Agora vamos ver como a doença vai se comportar em um país tropical e em pleno verão”, disse. Ele lembrou ainda que os países que registraram a doença, como Itália, estão no inverno. “Você tem frio e a temperatura como fator”.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento há 20 casos suspeitos de coronavírus no Brasil, um confirmado e 59 já foram descartados.

Tecnologia

O Ministério informou ainda o desenvolvimento de um aplicativo que irá disponibilizar informações e orientações  para passageiros recém-chegados no Brasil.