Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Após críticas externas, presidente Lula defende política externa de seu governo

Segundo Rathbone, gafes mudaram a imagem açucarada do Brasil e do presidenteNo mesmo dia em que o jornal britânico Financial Times disse que o estilo da diplomacia brasileira pode colocar em risco a almejada vaga no Conselho de Segurança da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a política externa de seu governo. O texto assinado pelo articulista John-Paul Rathbone provocou bate-boca entre governistas e oposição no Brasil.

Ao citar a posição brasileira com relação a Cuba e Irã, Rathbone afirmou que “gafes recentes mudaram a imagem açucarada do Brasil e de seu presidente”.

? A política de arco-íris do Brasil pode estar atingindo o seu limite e poderia até colocar em risco a vaga permanente no Conselho de Segurança que o país cobiça ? escreveu Rathbone.

Entre os episódios citados, estão a crítica de Lula à greve de fome do ativista cubano Orlando Zapata e o seu comentário sobre protestos após a eleição no Irã. Lula disse que as manifestações eram “choro de perdedores”. A oposição endossou as críticas.

? O Brasil foi parar nos holofotes, e gafes passaram a merecer visibilidade ? disse o líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN).

Ao enaltecer sua atuação em reuniões internacionais, Lula valeu-se do episódio dos sapatos descalçados pelo ex-chanceler tucano Celso Lafer ao ingressar nos Estados Unidos, em 2002, para atacar o PSDB e declarou que os brasileiros “foram induzidos” a se ver como “vira-latas”.

? Ministro meu que tirar o sapato deixará de ser ministro ? disse Lula.

Sair da versão mobile