O plantio de milho verão da safra 2015/2016 no Rio Grande do Sul atinge nesta semana 36% da área, avanço de apenas 4 pontos porcentuais em sete dias, informou a Emater/RS. Segundo a empresa, a geada que atingiu o estado no fim de semana ocasionou danos “desuniformes e localizados”.
Como havia antecipado na quarta, dia 16, o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, a Emater ainda fará uma avaliação dos danos que já levam agricultores a solicitar amparo ao Proagro.
Alguns deles afirmaram à Emater que as áreas que sofreram perda total deverão ser utilizadas com outras culturas, em especial a soja.
Em relação ao trigo, a Emater diz que houve danos pela geada. E o mais provável é que os estragos tenham ocorrido nas áreas onde a cultura encontra-se em estágio de floração, ou seja, em 45% das lavouras do estado, segundo o relatório.
A análise afirma que, se confirmados os volumes previstos de chuvas para os próximos dias e o longo tempo de alta umidade, o quadro geral poderá se agravar “de forma considerável”, comprometendo quantidade e qualidade.