Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aprosoja diz que governador de MT não taxará grãos para limitar exportação

Governador do estado teria prometido ao presidente da entidade que em seu mandato não haverá tributação de ICMS para conter exportação de commodities

Fonte: Divulgação / Pixabay

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), se comprometeu em reunião com entidades do setor produtivo a não taxar commodities em seu governo, informou em nota a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) nesta sexta-feira, dia 3. A promessa teria sido feita ao presidente da associação, Endrigo Dalcin, durante o encontro realizado na tarde de quinta-feira, dia 2.

Os produtores têm rejeitado uma possível limitação de exportação da soja, fracionando parte da produção para tributação de ICMS, como vem sendo fomentado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Dalcin afirmou que o tema “já esfriou inclusive o ambiente de negócio no estado”. 

Dalcin levou a Taques o retorno sobre as discussões com agricultores promovidas pela Aprosoja-MT e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) sobre o projeto do Fundo Estadual de Transporte e Habitação Regional (Fethab). Segundo a Aprosoja-MT, o novo Fethab, idealizado para atender demandas de infraestrutura e logística no estado, implica aumento no valor atualmente pago pelos produtores rurais ao comercializar a soja. 

“Alertamos que a nossa base não concorda com o plano de investimento atual criado para o Fethab Regional e que houve demanda por mudanças essenciais na forma do projeto proposto pelo governo”, disse Dalcin, conforme o comunicado. 

O tema voltará à tona na próxima segunda-feira, dia 6, quando o Conselho Diretor do Fethab, do qual a Aprosoja-MT faz parte, se reúne novamente. 

Sair da versão mobile