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Aprosoja-MT aponta BR-174 melhor que na última safra

Atenção maior, segundo projeto Estradeiro 2016, é quanto às rodovias estaduais, que precisam passar por manutenção urgente

As condições de tráfego da BR-174 foram consideradas melhores, se comparadas ao mesmo período do ano passado, pelas equipes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do Movimento Pró-Logística durante o primeiro Estradeiro de 2016, realizado entre os dias 21 e 25 de março.

– Em relação a 2015, a situação deste ano está levemente melhor, mesmo estando em um período de chuva e com tráfego intenso, a rodovia, de maneira geral, demonstrou que está ‘segurando bem’ e não tem problema de atoleiros – destaca o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.

No total, o grupo percorreu 2.530 quilômetros e realizou simpósios nos municípios de Tangará da Serra, Brasnorte, Juína, Juruena, Aripuanã e Colniza. É válido lembrar que a partir de Castanheira, a BR-174 não é pavimentada.

O objetivo dos simpósios era explicar aos produtores rurais e população em geral qual o papel das entidades e quando o asfalto deve chegar à região. Outro ponto, destacado pelo diretor do Movimento Pró-Logística, foi quanto à possibilidade das hidrovias, modal pouco desenvolvido no país, porém com boa capacidade de escoamento da produção agrícola.

Trecho a trecho

De acordo com Edeon Vaz Ferreira, ainda que de maneira geral a BR-174 esteja com boa trafegabilidade, é preciso separar os trechos que estão em melhores e piores condições.

– O trecho Castanheira – Juruena está bom para a época e, neste momento, passa por melhorias na rodovia. O trecho de Jurena – Colniza também está em bom estado. Nós encontramos um tráfego bastante intenso de caminhões, principalmente caminhões de madeira, que a gente sabe que abusam um pouco do peso – explica.

O trecho Castanheira – Colniza, foi dividido em seis lotes para posterior pavimentação e, segundo o diretor executivo, os três primeiros estão na fase de estudos finais de projeto executivo e avaliação pelo Dnit e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Outro trecho neste mesmo estágio é o que dá acesso ao munícipio de Colniza. Os outros dois restantes, na região de Juruena, terão licitação refeita devido problemas técnicos.

No trecho de Juína a Vilhena, em Rondônia, que tem a empresa SCR como responsável pela manutenção, há uma ponte quebrada, porém, de maneira geral, a rodovia encontra-se em bom estado.

– Nós passamos pela rodovia com chuva e ela está em razoáveis condições. Precisa melhorar em alguns pontos e, claro, consertar a ponte – afirma Ferreira.

O último trecho trata-se de Vilhena até Cáceres, que já está pavimentado. Quanto às rodovias estaduais que o Estradeiro passou, o diretor chama atenção: “Todas elas precisam de manutenção”. São elas: MT-246, MT-358, MT-170 e MT-208.

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