A Aprosoja Mato Grosso divulgou nesta quarta-feira, 19, uma campanha institucional contra queimadas ilegais, que podem gerar incêndios que, além de prejudicar o meio ambiente, causam prejuízos consideráveis ao setor produtivo.
De uma forma lúdica, a campanha começa com uma proprietária de uma loja jogando um líquido inflamável por todo o estabelecimento e, em seguida, ateando fogo ao próprio comércio. “Você colocaria fogo ao próprio patrimônio?”, questiona o locutor, que logo completa: “os produtores também não”.
“Quando o fogo atinge uma propriedade rural, o prejuízo é imediato. Destrói o que foi plantado, o que foi colhido e, muitas vezes, até maquinários, celeiro e casas. E o prejuízo contínuo, leva de três a cinco anos para recuperar o solo. A terra é o nosso ganha-pão e nós preservamos para sobreviver. E você?”, diz a campanha.
O vídeo foi divulgado nas redes sociais da entidade e faz um alerta justamente em períodos de seca prolongada, onde aumenta a incidência de incêndios fora de controle.