Aprovação de anistia do pagamento de dívidas é festejada por pequenos produtores do RS

Benefício trará alívio para pelo menos 45 mil famílias gaúchas em momento de grandes perdas com a estiagemReivindicação antiga de pequenos produtores do Rio Grande do Sul, a anistia do pagamento de dívidas foi aprovada nesta terça, dia 11, em votação na Assembleia Legislativa do Estado. A medida foi comemorada pelo setor.

O benefício vai representar um alívio para pelo menos 45 mil famílias gaúchas e chega em um momento importante, em que a estiagem tem imposto prejuízos a muitos agricultores e pecuaristas.

Além do projeto, aprovado de forma unânime, seis de quatro emendas tiveram voto favorável. Com a decisão de anistiar dívidas contraídas desde a década de 1990, o governo abrirá mão de R$ 62,8 milhões.

? Estamos felizes com a decisão, depois de muitos anos de diálogo e negociação ? afirma o coordenador-adjunto da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) no Estado, Roberto Luis Balen.

Os débitos foram contratados por produtores que participavam de programas em busca de melhores condições de trabalho, mas que tiveram dificuldades na hora de pagar a contrapartida ao Estado.

Uma das emendas aprovadas prevê que o perdão se estenda a todas as dívidas de valores abaixo de R$ 2.760,48 (excluídas as dívidas tributárias). Com isso, o contingente de pessoas beneficiadas pela lei pode ser maior do que 45 mil famílias. Mas a emenda poderá ser vetada pelo governador Tarso Genro, que deverá agora sancionar o projeto.

Os deputados também aprovaram a vinculação da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) à Secretaria da Agricultura. Para o titular da pasta, Luiz Fernando Mainardi, a transferência permitirá melhor orientação programática das pesquisas.