Dados da Agroconsult mostram crescimento inferior ao último ciclo e ele deve vir de áreas de pastagem
A área de soja em 2016/2017 deve aumentar 600 mil hectares no Brasil, segundo a consultoria Agroconsult. O crescimento, entretanto, deve ser menor que o observado nos últimos anos. Em 2014/2015, a área semeada com soja foi de 32,1 milhões de hectares.
Segundo André Pessôa, sócio da consultoria, esse aumento vai ser, sobretudo, em áreas de pastagem. A oleaginosa não deve ocupar área de milho e algodão no próximo ciclo, ao contrário do que ocorreu nesta safra.
Conforme Pessôa, áreas da primeira safra de milho não devem ser convertidas em soja na próxima safra, tendo em vista os altos preços do cereal no início deste ano. Inclusive, parte da área que foi para a soja pode voltar para milho da safra de verão em 2016/2017.
– O aumento é pequeno e deve vir da Região Central do Brasil, com contribuição pequena do Mapito [Maranhão, Tocantins, Piauí e Tocantins]. Essa mudança de ritmo não é ruim, até porque ajuda a manutenção de preço. Mas foco agora deve ser produzir mais nas mesmas áreas – ressalta Pessôa.
Com informações de Estadão Conteúdo