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Área de milho deve ser 12,5% menor em Mato Grosso na safra 2013/2014

Recuo ocorre em relação à área da temporada 2012/2013; portos brasileiros embarcaram 72% a mais do cereal mato-grossense em 2013A área de milho em Mato Grosso na safra 2013/2014 deve recuar 461 mil hectares, ou 12,5%, em relação à área recorde de 3,7 milhões de hectares da temporada 2012/2013, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Instituto realizou na última semana um novo levantamento para intenção de semeadura do cereal, que apresentou um recuo da área de milho no Estado pouco expressivo, de apenas 7 mil hectares em relação ao levantamento anterior, com a área totalizando 3,24 milhões

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Com esses resultados, constatou-se uma redução na participação média estadual da área do milho sobre a área de soja para 39,1% na safra 2013/2014, contra a marca recorde de 46,7% na safra 2012/2013.

A produtividade média estadual foi mantida a mesma do último levantamento em 87,6 sacas por hectare. Assim, a produção foi reduzida para 17,04 milhões de toneladas. Segundo o Imea, apesar dos novos números, ainda é preciso aguardar a conclusão das atividades no campo, que apresenta ritmo ainda modesto.

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Até o momento, foram semeados apenas 3,8% no Estado, com avanço semanal de 2,9 pontos percentuais. De acordo com o Imea, os produtores devem ficar atentos, caso ocorram boas condições climáticas nas próximas semanas, para avançarem com a colheita de soja e, consequentemente, com a semeadura do milho, evitando prejuízos e possíveis perdas futuras. 

Exportação

Conforme o Imea, os portos brasileiros em 2013 embarcaram 15,7 milhões de toneladas de milho mato-grossense, 72% a mais que em 2012 e um salto ainda maior, de 157%, em relação a 2011. Mais de 70% dos embarques do ano passado foram realizados no segundo semestre após a entrada da supersafra 2012/2013.

Além da grande diferença do volume movimentado em relação aos anos anteriores, destaca-se o aumento da participação de portos poucos expressivos nos outros anos. Apesar de o porto de Santos continuar sendo o principal ponto de embarque, a sua participação reduziu de 70% em 2012 para 57% em 2013.

Os destaques ficam para os portos de São Francisco do Sul, embarcando 8,8% do total, e o porto de Santarém, com 7,3%. Ambos os portos apresentavam participação próxima a 3% em 2012. O aumento da participação de outros portos se deve à tentativa de reduzir os problemas de superlotação enfrentados pelos principais portos, sobretudo, Santos e Paranaguá. 

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