Área semeada na safra 2016/2017 de soja deve avançar menos

De acordo com levantamento da FCStone, desaceleração vem sendo constatada já desde a atual safra

A consultoria INTL FCStone projetou que a expansão da área semeada com soja pode ser menor na safra 2016/2017, que se inicia em 1º de julho deste ano. Segundo a estimativa da consultoria, devem ser plantados 33,8 milhões hectares com a oleaginosa na próxima temporada, incremento de apenas 2,1% em relação à área semeada em 2015/2016. O dificultador, no caso, é o crédito agrícola. 

“O financiamento, seja público ou por meio de barter, é prática comum para conseguir os recursos para o custeio da safra. Com a crise econômica, as limitações estão sendo decisivas para o plantio”, disse em nota a coordenadora de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Natália Orlovicin.

De acordo com a analista, a desaceleração vem sendo constatada já desde a atual safra, 2015/2016, que se encerra em 30 de junho. A pesquisa da consultoria apontou que as maiores preocupações dos agricultores quanto ao próximo ciclo são a respeito da compra de fertilizantes, do aumento de juros e das incertezas relacionadas à liberação de crédito agrícola.