Segundo a Somar Meteorologia, a região Sudeste é outra que receberá grandes volumes de precipitações. Confira a previsão do tempo para 15 dias!
A frente fria que trouxe muita chuva para o Sudeste nos últimos dias e ainda influencia o tempo nesta quarta-feira, mesmo mais deslocada para o oceano ela ajuda a organizar a umidade em uma grande faixa que vai desde a região Norte até o Sudeste. Nas últimas horas foram registradas chuvas com acumulados elevados em Minas Gerais e Goiás. Instabilidades provocam chuva também na região Nordeste por conta da Zona de Convergência Intertropical. Tempo estável apenas na região Sul e em parte do Mato Grosso do Sul.
SUL
O sol predomina na maior parte do Sul, com pouca variação da nebulosidade. No Vale do Itajaí (SC) e no Paraná, as instabilidades ainda atuam e formam nuvens carregadas, com previsão para pancadas de chuva pontuais durante à tarde. Os volumes não devem ser elevados, mas podem ocorrer trovoadas, principalmente no norte do Paraná. Tanto na manhã desta quarta, quanto na quinta-feira, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 10°C em pontos mais altos das Serras Gaúcha e Catarinense, isso por conta do predomínio de tempo firme e dos ventos do quadrante sul que trazem um ar mais frio para o Sul nas primeiras horas do dia. A tarde já volta a esquentar, inclusive a temperatura deve subir ligeiramente mais que no dia anterior.
SUDESTE
A frente fria que causou muita chuva no Sudeste se afasta para alto mar. No entanto, ainda há um corredor de umidade atuando, o que mantém as nuvens carregadas espalhadas em todos os estados da região. Além disso, uma área de baixa pressão atmosférica se forma, provocando chuvas de mais de 50 milímetros entre o leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Por causa do solo encharcado, o potencial para transtornos é elevado nestas áreas. Nas demais áreas da região a chuva que ocorrer será em forma de pancadas mais pontuais. As temperaturas continuam amenas, mas no interior dos estados a sensação ainda é de calor.
CENTRO-OESTE
A chuva continua bem distribuída em grande parte do Centro-Oeste, com acumulados bem mais expressivos em Goiás e em Mato Grosso. Os volumes podem passar dos 50 mm facilmente nestas áreas. Em Mato Grosso do Sul a chuva segue de maneira pontual e com menores volumes acumulados, especialmente em áreas da metade sul do estado. As temperaturas sobem um pouco mais em Goiás e em Mato Grosso, podendo aumentar a sensação de calor.
NORDESTE
A chuva aumenta na faixa norte do Nordeste, com acumulados que podem passar dos 80 mm no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Nas demais áreas da região também há previsão de chuva, mas com volumes menores e com pancadas alternadas por períodos de tempo firme e com temperaturas elevadas. Na faixa norte as temperaturas seguem amenas.
NORTE
O risco para temporais diminui em grande parte do Norte, mas ainda tem previsão de chuva em todos os estados da região. Os volumes são mais expressivos no Acre e em Rondônia, podendo variar entre 30 mm e 50 mm acumulados. Em Roraima pode chover, mas de maneira bem pontual e com baixos volumes.