Argentina colheu 9,8 milhões de toneladas de trigo em 2012/2013, informa bolsa

Produção registrou o menor volume desde 2009/2010 devido ao excesso de chuvas e à redução da área plantadaOs agricultores de trigo da Argentina colheram 9,8 milhões de toneladas do cereal na safra 2012/2013, recém finalizada, informou nesta quinta, dia 17, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. A produção ficou em linha com a estimativa da bolsa e registrou o menor volume desde 2009/2010 devido ao excesso de chuvas e à redução da área plantada, acrescentou a instituição. A Argentina é um dos maiores exportadores de trigo do mundo e a maioria do produto é comprada pelo Brasil.

Soja

A bolsa informou que a área plantada com soja está 96% completa no país e manteve a previsão de plantio em 19,7 milhões de hectares. Temperaturas altas e precipitação limitada no cinturão agrícola estressaram as lavouras de soja, segundo a bolsa, citando que previsões de poucas chuvas para algumas áreas da região são motivo de preocupação.

A Argentina é o terceiro maior exportador global da oleaginosa, atrás do Brasil e dos Estados Unidos e é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja. O mercado internacional conta com safras volumosas na América do Sul para compensar as perdas do setor nos Estados Unidos neste ciclo devido à estiagem.

Milho

Os agricultores argentinos semearam cerca de 93% da área plantada com milho e a finalização vai depender de chuvas no fim dessa semana. A bolsa manteve a estimativa de que a área semeada com o cereal totalize 3,4 milhões de hectares, queda de 12% na comparação anual. As lavouras estão se desenvolvendo bem após as chuvas do início da temporada, informou a bolsa. A Argentina é o segundo maior exportador de milho, atrás apenas dos Estados Unidos.

Agência Estado