Argentina deve anunciar medidas contra estiagem nesta terça

Declaração de emergência nacional agropecuária para os 15 distritos mais afetados pode ser anunciadaA presidente da Argentina, Cristina Kirchner, deve anunciar medidas para aliviar a situação dos produtores prejudicados pela seca em diferentes pontos do país após sua reunião com a Comissão Nacional de Emergência Agropecuária, que ocorre nesta terça, dia 27.

Conforme fontes oficiais, o governo quer que o órgão determine o real alcance da falta de chuvas e como cada zona do país é afetada. Na quinta passada, dia 22, a Secretaria da Agricultura informou que a convocação da comissão serviria para analisar os casos das províncias de Entre Rios, Chaco, Santiago del Estero, Chubut e San Juan. Assim, ficariam de fora da discussão Buenos Aires, La Pampa e Santa Fe, três das principais províncias produtoras do país, também afetadas pela seca.

Entre as medidas possíveis estaria a declaração de emergência nacional agropecuária para os 15 distritos do país mais afetados pela estiagem, encabeçados por Buenos Aires e Santa Fe, trazendo assim uma diferença às tarifas para grãos e oleaginosas, incluindo a soja. Também são esperados anúncios de compensações, subsídios e ajuda direta aos produtores de gado mais prejudicados.

A partir desta segunda, dia 26, a Federação Agrária Argentina (FAA), que pleiteia também a isenção de tarifas para pequenos e médios produtores, realizará quatro grandes assembleias em Buenos Aires, com produtores afetados pela estiagem. A entidade alertou que esperará por medidas até o próximo dia 6 de fevereiro, quando poderá mobilizar novas paralisações.