Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Argentina estima safra de soja em 51,3 milhões de toneladas

Produção de milho no país vizinho deve chegar a 25,7 milhões de toneladasO governo da Argentina estima uma produção de 51,3 milhões de toneladas de soja e 25,7 milhões de toneladas de milho em 2012/2013. Relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura aponta ainda que a colheita de trigo somou nove milhões de toneladas, abaixo das 9,4 milhões/t projetadas anteriormente.

O relatório cita os problemas climáticos que afetaram os cultivos, como o excesso de chuvas durante o período de implantação, seguido da estiagem entre dezembro e janeiro.

“As chuvas produzidas a partir de meados de fevereiro, que continuaram nos primeiros dias de março, aliviaram a situação dos cultivos em geral” e impediram uma perda maior na produção, observou o ministério.

No caso da soja, o governo se mantém otimista com o alto rendimento das principais regiões produtoras, que compensariam as perdas de superfícies prejudicadas pela estiagem. No caso do milho, a situação é diferente. Até a semana passada, o governo ainda trabalhava com uma estimativa de 27 milhões/t de milho, abaixo das 30 milhões/t projetadas no início da safra.

“Houve perdas em Buenos Aires, no sul e sudeste de Córdoba por causa das inundações e granizo. Não obstante, aguardamos bons rendimentos que permitirão ter um recorde histórico desse cultivo”, afirmou o relatório.

A safra passada, tanto de milho quanto de soja, foi prejudicada pela seca e deixou uma produção de 21,2 milhões/t e 40,1 milhões/t, respectivamente.  

Sair da versão mobile