As Confederações Rurais Argentinas (CRA) postaram na tarde deste sábado, 25, em seu perfil no Twitter, um vídeo curto (abaixo) para ilustrar a informação de que as condições de tempo estão ideais para o controle de gafanhotos na localidade de Federación, na província argentina de Entre Ríos.
Continúa el control de la plaga de la #langosta en #EntreRíos se está llevando a cabo en la localidad de Federación, con condiciones ideales para un efectivo control.
Es el momento de estar alerta y monitorear. Avisá al @SenasaAR pic.twitter.com/Hc9m6t9Ght
— CRA (@CRAprensa) July 25, 2020
xxx
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), do Brasil, também teve acesso a imagens da pulverização feita por um avião na região. No entanto, até o começo da tarde deste sábado, não havia informações sobre o sucesso da operação.
Em outro vídeo recebido pelo Sindag, é possível ver gafanhotos voando sobre uma estrada de terra enquanto se ouve o ronco do motor de um avião.
Produtores locais e agentes do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) programaram para o dia uma ação combinada com pulverizadores terrestres e um avião agrícola.
- Clima determina deslocamento da nuvem de gafanhotos?
- Nuvem de gafanhotos na fronteira com o Brasil diminuiu de tamanho, diz Senasa
Desde a última terça, 21, Federación é o ponto de parada da nuvem de insetos que percorre desde junho áreas próximas às fronteiras argentinas com o Brasil e o território uruguaio. Parte da nuvem foi eliminada por pulverizações terrestres feitas na quinta-feira, 23, em grupos de insetos pousados principalmente em pomares de cítricos.
A maior parte dos insetos remanescentes se abrigou em uma mata de eucaliptos no mesmo município.