Armazenagem de grãos é tema de debate em fórum na Agrishow 2013

Representantes do setor discutiram o cenário da armazenagem no Brasil e os desafios para os próximos anos na tarde desta quarta, dia 1º, no estande do Canal RuralO Fórum Canal Rural da tarde desta quarta, dia 1º, na Agrishow 2013, debateu os desafios da armazenagem de grãos. No evento, representantes do setor discutiram o cenário da armazenagem no Brasil e os principais desafios para os próximos anos.

O superintendente de armazenagem de grãos da Conab, Rafael Bueno, mostrou como é a capacidade de armazenagem no Brasil. Estudo da Conab mostra que somente 13% dos armazéns estão localizados dentro das fazendas, na zona rural, 37%, na área urbana 41%, e nas proximidades dos portos, somente 7%.

Rafael Bueno também ressaltou a importância das unidades armazenadoras serem certificadas. Isso traz um ganho de qualidade para o produto e é um diferencial de mercado.

>> Acompanhe a cobertura da Agrishow 2013

O vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, afirmou que um programa de armazenagens deve ser anunciado durante o Plano Safra 2013/2014. O financiamento será feito através do Banco do Brasil, com taxas de juros que devem ficar entre 3 e 5,5%, com um prazo que viabilize o investimento.

Representantes da GSI e da Kepler Weber ressaltaram a preocupação de atender a grande demanda das próximas safras.O grupo Kepler Weber investiu R$25 milhões em aumento de capacidade e modernização de fábricas. 

Para a GSI, os portos brasileiros não estão capacitados para atender à demanda de exportação que os produtores querem oferecer.

Participaram do fórum Armando Portas, consultor de Armazenagem do Canal Rural; Rafael Bueno, superintendente de Armazenagem da Conab; José Luiz Viscardi Junior, diretor de Vendas e Marketing da GSI Felipe Maciel, gerente de Marketing da Kepler Weber.