O movimento intenso, inclusive, obrigou a Superintendência do Porto de Rio Grande a liberar nessa sexta, dia 23, um pátio para estacionamento emergencial de 400 caminhões. A medida quer evitar que os veículos prejudiquem o trânsito na rodovia Pelotas-Rio Grande (BR-392).
Conforme o presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Eder Dal’Lago, abril e maio são os meses em que o frete cresce de valor em razão da safra de soja. Desta vez, o aumento está maior do que em anos anteriores por conta dos armazéns lotados.
Em Cruz Alta, o custo para transportar a oleaginosa por 480 quilômetros até o porto chegou a R$ 68 por tonelada no ápice da colheita. No mesmo período de 2008, o valor era de R$ 55.
Nos terminais Tergrasa e Termasa, em Rio Grande, a movimentação em abril deve bater o recorde histórico mensal em movimentação graneleira, de 890 mil toneladas. Até ontem, foram movimentadas 840 mil toneladas.