Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Armazéns lotados valorizam frete no sul do país

Caminhoneiros recuperam prejuízosDepois de meses de dificuldades para o transporte de cargas no Rio Grande do Sul, o mês de abril vem recuperando os lucros dos caminhoneiros graças ao aumento no volume de grãos levados até o porto de Rio Grande.

O movimento intenso, inclusive, obrigou a Superintendência do Porto de Rio Grande a liberar nessa sexta, dia 23, um pátio para estacionamento emergencial de 400 caminhões. A medida quer evitar que os veículos prejudiquem o trânsito na rodovia Pelotas-Rio Grande (BR-392).

Conforme o presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Eder Dal’Lago, abril e maio são os meses em que o frete cresce de valor em razão da safra de soja. Desta vez, o aumento está maior do que em anos anteriores por conta dos armazéns lotados.

Em Cruz Alta, o custo para transportar a oleaginosa por 480 quilômetros até o porto chegou a R$ 68 por tonelada no ápice da colheita. No mesmo período de 2008, o valor era de R$ 55.

Nos terminais Tergrasa e Termasa, em Rio Grande, a movimentação em abril deve bater o recorde histórico mensal em movimentação graneleira, de 890 mil toneladas. Até ontem, foram movimentadas 840 mil toneladas.

Sair da versão mobile