Arquiteto larga a profissão para apostar no campo e obtém sucesso

Goiano investiu em uma agroindústria no Distrito Federal e quase triplicou o número de funcionáriosGoiano de Itapaci, o arquiteto Roberval Gontijo Durães, 40 anos, fez a trajetória inversa do pai, que em 1975 deixou o campo de Goiás em busca de uma vida melhor para a família em Brasília. Criado na cidade grande, Roberval deixou a cidade para tornar-se produtor rural. Há 10 anos, ele apostou na produção de alimentos processados e comprou a Agroindústria Machadinho.

Com a ajuda do Sebrae no DF, investiu em capacitação e gestão. No início, a empresa tinha 15 funcionários e produzia cerca de 1,2 toneladas por dia. Atualmente, 43 pessoas compõem a equipe que produz de cinco a seis toneladas ao dia de alimentos. Para Roberval, o salto produtivo se deu graças aos investimentos em gestão, capacitação de funcionários e análises de mercado.

? Contamos com a ajuda do Sebrae no DF para criar a nossa logomarca, fazer pesquisas de opinião, controlar a parte financeira e a manipular os alimentos da forma mais adequada ? enumera.

Depois de uma pesquisa junto aos consumidores, ele decidiu manter o nome do antigo proprietário da empresa.

? Por recomendação do Sebrae fizemos a pesquisa e verificamos que o nome já estava consolidado e transmitia confiança às pessoas. Mantemos Indústria Machadinho, mas mudamos a logo ? lembra.

Atualmente, a empresa é referência no segmento de alimentos processados.

Facilidade
Arquiteto de formação, Roberval iniciou a carreira empresarial na projeção de equipamentos para supermercados, padarias e açougues. Com a instabilidade do ramo, decidiu investir no segmento de alimentação.

? Afinal, ninguém come um dia e fica sem comer no outro ? explica.

Ao saber da venda da agroindústria, arrematou a empresa para a mulher, Rute Maria de Azevedo Sá Gontijo, 40 anos.

? Mas o negócio começou a andar tão bem, que vendi o outro estabelecimento e passei a me dedicar exclusivamente ao processamento de alimentos ? conta.

A Agroindústria Machadinho produz legumes, hortaliças e verduras. Boa parte dos alimentos é cultivada na empresa, que fica em uma área rural de Brazlândia, no Distrito Federal.

? Os alimentos são desfolhados ou descascados. As verduras são lavadas, desinfetadas, embaladas e etiquetadas, com prazo de validade ? observa Roberval.

A empresa, segundo ele, prima pela qualidade dos produtos que comercializa.

? A nossa missão é facilitar a vida das pessoas. Hoje, ninguém tem tempo para selecionar os alimentos, levar para casa, descascar, lavar. Com o nosso trabalho, o consumidor já leva para casa o produto pronto para consumo ou para colocar na panela ? ressalta.

A produção da Agroindústria Machadinho é distribuída para diversos supermercados da cidade.