Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABPT discute acesso aos terminais de Rio Grande

Entidade quer a ampliação do calado para receber navios maioresO presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, reúne-se nesta sexta, dia 10, no terminal da empresa Bianchini, em Rio Grande, com representantes dos terminais do porto gaúcho. Na pauta do encontro, estará em discussão a ampliação da profundidade do calado, ou do espaço de atracação dos terminais do porto de Rio Grande, que começa com 60 pés e chega a 50 pés na área dos terminais.

Segundo o dirigente, tal providência é indispensável para a atracação de navios de maior capacidade de carga, acima de 80 mil toneladas, o que depende de autorização do IBAMA. O tema também será exposto ao superintendente do porto riograndino, Dirceu Lopes.

A proposta da ABTP é de que, para otimizar os serviços e custos de dragagem, sejam os mesmos implementados em conjunto pelos terminais que operam na área, a exemplo do que está sendo feito na dragagem do rio Gravataí, em Porto Alegre, pelos terminais lá instalados.

Conforme Manteli, a obra é condição imprescindível para que o investimento de mais de R$ 700 milhões realizado pelo governo federal na extensão dos molhes e no aprofundamento do canal de acesso ao porto de Rio Grande resulte em aumento da competitividade para o único porto marítimo gaúcho.

Sair da versão mobile