Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Armazéns do país têm menos de quatro meses para cumprir novas regras da Conab

Certificação do Inmetro será obrigatória a partir de janeiro de 2009Armazéns de todo país têm menos de quatro meses para se adequar às novas normas da Conab. As regras estão na lei 9973, do ano 2000, e passam a ser obrigatórias a partir de janeiro de 2009. Todos os estabelecimentos precisarão ter uma certificação, que vai exigir mudanças estruturais e operacionais.

O Brasil tem cerca de 16 mil armazéns, com uma capacidade total de 125 milhões de toneladas. A partir de janeiro será obrigatório que os estabelecimentos tenham certificado do Inmetro. As estruturas deverão ser mais modernas e conter, por exemplo, equipamentos de aeração para controlar a umidade dos grãos. Já os funcionários precisão passar por cursos de capacitação. O objetivo é reduzir as perdas, que podem chegar a 15% entre a colheita, o transporte e a armazenagem.

? Precisamos melhorar a qualidade dos produtos. Uma perda na armazenagem é prejuízo também para o produtor rural ? diz Rosemeire dos Santos, assessora técnica da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A lei que criou o sistema de certificação de unidades armazenadoras já tem oito anos, mas apenas no final de 2007 é que foi publicada uma instrução normativa que regulamentasse o texto. Por isso, a CNA afirma que o prazo de adaptação dos armazenadores à nova regra é muito curto.

? Não se criou uma linha de crédito, não se gerou condições para que essas empresas e armazenadores façam esses investimentos e consigam atender a norma a prazo. Esbarra-se também na questão da capacitação, pois não é possível capacitar todos os funcionários conforme a lei dentro do tempo ? afirma Rosemeire.

A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) já formalizou um pedido de prorrogação do prazo a ser encaminhado à Companhia Nacional de Abastecimento. A Conab avisa que o cumprimento de requisitos que exijam um grande investimento poderá ter tolerância maior de tempo, mas que é preciso se adequar às novas regras o quanto antes para evitar que o armazém seja descadastrado.

? O estabelecimento sai do cadastro e o mercado é comunicado que aquele armazém não tem as condições mínimas para receber a safra ? explica o diretor de Gestão de Estoques da Conab, Rogério Colombine.

Sair da versão mobile