Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Armazéns terão que ter certificado a partir de 2010

Maioria das 17 mil unidades cadastradas pela Conab ainda não fez adaptações necessárias para obter documentoA partir do ano que vem, todo armazém terá que estar certificado para receber a produção de grãos do país. Este foi um dos assuntos discutidos no 6º Simpósio Paranaense de Pós Colheita e 5º Simpósio Internacional de Grãos armazenados, que terminou nesta quinta, dia 28, em Ponta Grossa (PR).

Para os especialistas, o Brasil tem que se preocupar mesmo é com a certificação dos armazéns. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), das 17 mil unidades cadastradas, 10 mil precisam se ajustar quanto à limpeza, controle de umidade e outros procedimentos exigidos, porque fazem parte do processo de vendas, o que não acontece com as outras sete mil.

O problema pode ser grande a partir de 2010. A capacidade estática de armazenagem do país é 10 milhões de toneladas menor do que a safra prevista para este ano, perto de 137 milhões de toneladas. Pode faltar ainda mais espaço, se armazéns ficarem impedidos de receber grãos.

Um dado preocupante é que nenhum armazém do Brasil é hermético, ou seja, totalmente vedado contra o ataque de pragas e insetos. Segundo o Ministério da Agricultura, o último levantamento oficial de perdas é de 1993. O estudo aponta US$ 1 bilhão em perdas, só com transporte e armazenagem.

Faltam também certificadoras. Até agora, o Ministério da Agricultura autorizou apenas seis empresas, e a previsão é chegar a 13.

Outro problema sem solução imediata é a segregação de grãos transgênicos e convencionais. O Paraná ainda não sabe o que fazer com a primeira safra de milho BT, plantada agora. O governo federal diz que está estudando o assunto.

Sair da versão mobile