Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Associação Internacional do Transporte Aéreo pode aprovar uso de biocombustíveis em voos comerciais

Intenção é diminuir emissões de dióxido de carbono da indústriaA Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) indicou nessa sexta, dia 23, que deve aprovar a utilização de biocombustíveis em voos comerciais em 2010 para tentar reduzir as emissões de dióxido de carbono da indústria.

O chefe de iniciativas ambientais da Iata, Paul Steele, afirmou à imprensa em Nova Délhi, que o biocombustível receberia a certificação necessária para ser utilizado em voos comerciais no final do próximo ano. A certificação da Iata é vista como o primeiro passo técnico que pode eliminar algumas das incertezas dos investidores sobre o uso de biocombustíveis de alta qualidade na aviação.

A Iata considera que o biocombustível na aviação pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 80% e economizar 600 kg de emissões por voo em um avião Boeing 747-400. Paul Steele indicou que recentes voos de teste, realizados para desvincular o crescimento do tráfego aéreo do aumento de emissões, mostraram que o biocombustível e o combustível tradicional podiam ser misturados sem a modificação dos motores dos aviões. Mas as companhias aéreas enfrentam o desafio de controlar seus custos e procurar biocombustível sem afetar a produção de alimentos, acrescentou.

Os mais críticos com os biocombustíveis afirmam que seu desenvolvimento afeta a produção de alimentos e as reservas de água. São vistos como uma solução contra o aquecimento climático, mas na realidade pode agravá-la por incentivar o desmatamento, cujo impacto não é levado em conta pelas principais leis sobre o clima, segundo estudo publicado na revista Science de 23 de outubro. O biocombustível é somente uma parte da estratégia da Iata para conseguir um crescimento neutro em emissões de dióxido de carbono.

Sair da versão mobile