O Banco do Brasil fez um novo cronograma de pagamento das dívidas dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a fim de que eles pudessem ter acesso às linhas de pré-custeio da safra 2015/2016. A informação foi dada em nota, pelo Ministério da Agricultura, após reunião da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, com o presidente interino do Banco do Brasil, Osmar Dias.
Na terça, dia 14, a ministra havia se reunido com o setor produtivo de arroz do RS e de SC e prometido interceder por eles no BB em relação ao alongamento das dívidas. Conforme o ministério, Dias informou à ministra que a instituição financeira fez um novo cronograma de pagamento para esses agricultores. A medida resultou na prorrogação automática dos vencimentos de junho de 2015 para outubro de 2015. As parcelas de julho passaram para novembro e as de agosto, para dezembro.
O BB disse, ainda, que mais de mil produtores de arroz dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina aderiram ao novo cronograma, sendo que 70% são gaúchos. O banco informou que ofertou aos rizicultores recursos para contratação de Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários que integram a Política Geral de Preços Mínimos, o que melhora o planejamento da comercialização da produção.