Brasil deve cortar gastos públicos, adverte Bird

Melhor ajuste nas contas públicas brasileiras permitiria a redução dos juros no país com menor pressão inflacionáriaO Brasil tem que reduzir os gastos públicos o mais rápido possível, advertiu ontem o Banco Mundial (Bird), além de conter a valorização do real com consciência da impossibilidade da reversão completa desse quadro. O conselho ao governo brasileiro destoou do tom mais conciliador do Fundo Monetário Internacional (FMI) com relação à situação herdada pelo governo Dilma Rousseff e a seus compromissos de ajuste. Na terça, dia 12, a instituição se mostrou otimista com o cumprimento da meta fiscal previ

? Há espaço para a redução maior nos gastos públicos brasileiros. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor será. Até porque abrirá mais espaço para a política monetária ? afirmou o economista-chefe do Bird para América Latina e Caribe, Augusto de La Torre.

O melhor ajuste nas contas públicas brasileiras, com cortes de gastos públicos, permitiria a redução dos juros no país com menor pressão inflacionária. Da mesma forma, o Banco Mundial reconheceu como genuínas as medidas de controle de capital adotadas para evitar o excesso de valorização da moeda brasileira. Porém, ao abordar o problema em relação à toda região, de La Torre advertiu para a necessidade de a América Latina “aprender a conviver com suas moedas valorizadas”.

? É de se esperar que as moedas fiquem mais fortes por causa de fatores ligados aos melhores fundamentos ? informou.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo.