Brasil sedia encontro internacional de pesquisadores de café

Asic 2008 ocorre até sexta-feira, em Campinas (SP)O Brasil sediará a 22ª Conferência Internacional para Ciência e Informação do Café (Asic 2008) até a próxima sexta, dia 19, em Campinas (SP). Realizada a cada dois anos em países produtores e exportadores de café, a conferência reúne a cadeia produtiva do café, pesquisadores, comunidade científica e especialistas mundiais para difundir as mais recentes pesquisas científicas e tecnológicas e trocar de experiências sobre produção, industrialização e consumo de café.

Temas como Café e Saúde e Tendências do Consumo e a Ciência do Café subsidiarão o setor com informações sobre a melhoria da qualidade e o crescimento do consumo. Dez pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentarão resultados de trabalhos nas áreas de biotecnologia e melhoramento genético do café. A exposição do encontro mostrará tecnologias desenvolvidas nas áreas de agronomia, química, biotecnologia, processamento e melhoramento de café.

Pesquisas da Embrapa Café

Pesquisadores da Embrapa Café apresentarão os resultados do Projeto Genoma Café com identificação de promotores de genes específicos para tecidos como raiz, folhas e frutos, importantes para a geração de novas cultivares. Os autores já solicitaram patentes tecnológicas, uma para folha e outra para raiz.

O diretor do departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, Lucas Ferreira, será um dos representantes o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) neste encontro promovido pela Association for Science and Information on Coffee.

O Mapa apóia a participação dos Cafés do Brasil na Asic, conforme convênio assinado com o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé).