A primeira estação técnica irá abordar os resultados do Programa Soja Livre, uma parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Geneticamente Modificados (Abrange) e Embrapa, para ampliar a oferta de sementes convencionais em MT. Nessa estação, serão apresentadas 18 cultivares de soja convencional da Embrapa, semeadas em duas épocas.
? O objetivo principal é mostrar para técnicos e produtores as características agronômicas dessas cultivares ? diz o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit.
Em seguida, serão apresentadas informações sobre a “Soja Louca II”, problema de causa desconhecida.
? Ainda não existem conclusões sobre este distúrbio. No entanto, alguns aspectos relacionados a sintomas e manejo do problema já estão descritos pela pesquisa ? conta Domit.
Na terceira estação será apresentado o tema iLPF. Em uma área de 1,5 ha, com soja precoce nas entrelinhas, foram plantadas, em linhas distanciadas de 30 metros, algumas essências florestais: castanheira, pequi, pau-de-balsa, paricá (também conhecida como pinho cuiabano), seringueira, teca, eucalipto e mogno africano.
? O objetivo é mostrar o comportamento dessas espécies no sistema iLPF, uma vez que algumas, a exemplo do mogno africano e do pequi, são pouco pesquisadas nesse tipo de sistema ? diz Domit.
A última estação é reservada para o projeto Lavouras do Brasil, cujo objetivo é acompanhar o comportamento da soja ao longo da safra; fornecendo conteúdo técnico, informações sobre planejamento da safra e gestão da lavoura de soja. Nesta estação está prevista uma palestra sobre Manejo da Fertilidade do Solo e Adubação em Sistemas Integrados.
Vitrine Tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril
A área de 13 ha que abriga a Vitrine Tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril foi semeada, em outubro, com as culturas do milho, sorgo, soja, mandioca, caupi, espécies forrageiras, feijão caupi, arroz e algodão.
? Nossa ideia é apresentar as culturas em componentes isolados ou em interação para ilustrar sistemas produtivos integrados, contemplando culturas anuais, florestais, sistemas agroflorestais, bioenergia, adubação verde, hortaliças, fruticultura e pastagens ? explica o chefe de comunicação e negócios Lineu Domit.
? As espécies e variedades foram definidas em conjunto com os centros de pesquisa que enviaram as sementes para a composição da área.
Segundo Domit, nos próximos dias, após a colheita das culturas precoces, será iniciado o plantio da safrinha (milho, feijão, algodão e arroz).
? As chuvas contribuíram para o bom desenvolvimento das culturas e hoje já se pode observar o fruto desse trabalho ? avalia.
De acordo com Domit, a Vitrine Tecnológica procura divulgar alternativas de sistemas de produção utilizados na agricultura familiar, com destaque para o cultivo da mandioca consorciada com o caupi, milho, arroz. Outra área da Vitrine de Tecnologia foi destinada para a instalação do Pomar dos Empregados, com diversas espécies frutíferas.
? A Vitrine ainda não está completa. Futuramente, serão instaladas outras unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais, com espécies para agroenergia, por exemplo ? ressalta.
Dia de Campo
Data: 21 de janeiro, das 8h30min às 12h30min (horário local)
Local: Vitrine Tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril
(Rodovia MT 222 – Rodovia dos Imigrantes)