Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Carlos Minc quer antecipar prazo para utilização de combustíveis menos poluentes

Ministro apresentou proposta ao Conselho Nacional de Meio AmbienteO Brasil pretende antecipar em cinco anos o prazo para utilização de combustíveis menos poluentes, conforme a proposta apresentada nesta quarta, dia 10, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, na 91ª reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A medida vale para veículos pesados, como ônibus e caminhões e não altera a resolução que prevê para o ano que vem a produção de veículos movidos a diesel com menos enxofre, a exemplo do que é usado na Europa.

Na reunião do conselho, Minc pediu agilidade na análise da proposta que reduz de 2017 para 2012 o prazo para entrar em circulação veículos pesados menos poluentes. A proposta deve ser votada no próximo mês e prevê a utilização do combustível S-10, cuja composição possui dez partículas de enxofre por milhão. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o óleo diesel utilizado hoje no Brasil é mais poluente; a concentração de enxofre provoca sérios danos à saúde e pode levar a morte.

Nas regiões metropolitanas, ônibus, caminhões e vans utilizam o diesel S-500, que tem 500 partículas de enxofre por milhão. Já no interior do país, o combustível possui ainda maior concentração de enxofre.

O Ministério do Meio Ambiente apresentou a proposta em meio a uma queda de braço com as montadoras e com a Petrobrás. O prazo para entrar em circulação veículos movidos a diesel um pouco inferior ao S-10, o chamado S-50, vence em janeiro do ano que vem e, até agora, nem as montadoras nem a Petrobras se adaptaram às regras estipuladas há seis anos. Mas o ministro avisa que não adianta pressionar, porque o prazo não será alterado.

? Ou as empresas a cumprem ou se entendem com o Ministério Público e com a Justiça. Se não cumprirem, se não fizerem um TAC com a Justiça, os ônibus e caminhões novos não sairão da fábrica ? afirma Minc.

A Petrobras diz que até 2012 vai investir US$ 8 bilhões na modernização do parque produtivo para elaborar combustíveis com menos enxofre. Questionada na Justiça pelo Ministério Público de São Paulo pela demora em obedecer as normas, a estatal garante que vai cumprir o que for estabelecido.

? Se esses veículos a diesel, como demanda a resolução, estiverem no mercado, haverá o combustível. Se for em janeiro de 2009, ótimo. Se for em outra data ajuizada pela Justiça, a Petrobras também atenderá ? afirma Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais da Petrobras.

O ministro do Meio Ambiente falou ainda sobre a necessidade de criação de uma Política Nacional de Qualidade do ar. Carlos Minc adiantou que, já no próximo dia 23, pretende apresentar uma proposta sobre o assunto.

Sair da versão mobile