Arroz

Cepea: preços do arroz em casca seguem em alta no Rio Grande do Sul

De acordo com o indicador Esalq/Senar-RS, a saca de 50 quilos atingiu R$ 55,53 nesta quarta-feira, 22, valorização de 6,95% no mês

arroz
Demanda interna e para exportação continua firme, segundo centro de estudos. Foto: Unsplash

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que os preços do arroz em casca seguiram em alta no Rio Grande do Sul, na última semana. A demanda continua firme em parte do mercado interno, assim como o interesse pela exportação, e produtores focados na finalização da colheita, sem urgência de vendas no curto prazo.

De acordo com colaboradores do Cepea, indústrias do Sudeste e Centro-Oeste ainda mantêm um volume elevado de compras, por causa da necessidade de repor estoques e de atender aos pedidos dos grandes centros consumidores. No entanto, algumas empresas já sinalizam desaceleração nas aquisições do beneficiado por parte dos consumidores finais.

A firme demanda no mercado beneficiado também foi determinante para que indústrias se mantivessem ativas na obtenção do arroz em casca. Do lado vendedor, orizicultores do Rio Grande do Sul consultados pelo Cepea permaneceram firmes nos valores pedidos pelo arroz em casca, fundamentados nos valores de exportação e na preferência em comercializar outras commodities em detrimento do arroz, como a soja, por exemplo.

De 15 a 22 de abril, o indicador Esalq/Senar-RS, 58% grãos inteiros (média ponderada), subiu 0,8%, fechando a R$ 55,53 por saca de 50 quilos na quarta-feira, 22, com uma valorização de 6,95% no mês.