Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

China quer aumentar importações de produtos do Brasil

Chanceler Celso Amorim diz a ministro chinês que investir no óleo de soja e etanol brasileiros é oportunidadeMesmo com a crise na economia mundial, a China pretende aumentar a importação de produtos brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniram nesta segunda, dia 19, com o ministro chinês de negócios estrangeiros para tratar do assunto.

Em 2008, a balança comercia Brasil-China fechou com déficit brasileiro em torno de R$ 4 bilhões. O ministro chinês afirmou que além da importação, a idéia é aumentar também investimentos e a cooperação técnica nas áreas financeira e tecnológica. Ele afirmou ainda que o pacote de US$ 500 bilhões lançado pela China contra os efeitos da crise mundial abre oportunidades para aumentar as exportações para aquele país, que devem crescer 9% neste ano.

Amorim garantiu que não vão ser anunciadas medidas rígidas para controlar as importações de produtos chineses para o Brasil, mas que haverá um esforço para aumentar as vendas. Ele citou como exemplo os acordos sanitários.

? Temos avançado muito nos acordos sanitários que permitirão a venda de carne de frango e suína para a China, área em que somos muito produtivos, e queremos estabelecer outras ? disse o chanceler brasileiro.

Ele aproveitou para falar aos chineses sobre a oportunidade de investirem na fabricação de óleo de soja, e também fez propaganda do etanol brasileiro.

? A China, por exemplo, tem que mudar sua matriz energética até para avançar na questão da mudança climática, e para isso vai precisar de energia limpa. O etanol é uma fonte boa, e eles podem até investir aqui ? concluiu.

Sair da versão mobile