Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita menor de arroz indica manutenção de preços em 2016

El Niño prejudicou a semeadura do grão no Brasil e no mundo, ocasionando queda na produção

Fonte: Pixabay/Divulgação

O cenário atual indica preços firmes para o arroz em casca no Rio Grande do Sul em 2016. A safra 2015/2016 deve registrar oferta ajustada – ou até mesmo aquém – à demanda. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os estoques estão baixos e a produção deve se reduzir tanto no Brasil quanto no mundo, devido à influência do fenômeno meteorológico El Niño no período de semeio e no desenvolvimento da safra 2015/2016.

De acordo com o Cepea, 2016 vai iniciar cauteloso e retraído, especialmente vendedores, que aguardam alta nos preços. As frequentes chuvas na região Sul do Brasil, que colhe 84% da produção nacional, e a possível quebra de safra 2015/2016 podem resultar em aumento nos gastos com os tratos culturais da lavoura (como a aplicação de herbicidas, de fertilizante nitrogenado e o manejo de irrigação). Vale lembrar que os preços dos defensivos agrícolas subiram por conta da alta do dólar e ainda houve reajustes da energia.

Mundo

No âmbito mundial, em relatório divulgado no dia 9 de dezembro, o USDA apontou queda de 1,85% na produção global da temporada 2015/2016 frente à safra anterior, indo para 469 milhões de toneladas. 

Sair da versão mobile