O primeiro leilão do ano para venda de arroz em casca dos estoques públicos será realizado na próxima quinta-feira, dia 19, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Serão ofertadas 7,1 mil toneladas do cereal, estocadas em armazéns situados no Rio Grande do Sul, nas cidades de São Borja e de Santa Vitória do Palmar. O preço de venda será divulgado com antecedência de até dois dias úteis da data de realização do leilão.
Os estoques se referem a contratos de opção, modalidade de seguro de preços operacionalizado pela Conab. A última operação de venda do grão ocorreu em setembro do ano passado, quando foi oferecido volume próximo ao do atual.
Podem participar interessados com atividade nos segmentos de indústria de fabricação de derivados ou indústria de beneficiamento de arroz cadastradas em bolsa e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi). Para adquirentes sediados fora do estado do Rio Grande do Sul, haverá a cobrança da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).