Depois de terem desativado parte das linhas de produção desse tipo de pneu no período mais crítico da crise financeira mundial, agora os fabricantes instalados no Brasil não conseguem acompanhar o ritmo acelerado da demanda, que cresceu com o aquecimento da economia. Em razão disso, fabricantes de reboques e semirreboques para transporte rodoviário de carga, como o grupo Randon, por exemplo, estão com os pátios cheios de carretas que não podem ser entregues por falta de pneus.
Nos primeiros quatro meses de 2010, foram vendidas 16,4 mil carretas, o que representou crescimento de quase 40% em relação a igual período do ano passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. Desde janeiro, o preço do pneu subiu em média 16%. A falta do produto tem provocado atrasos crescentes nas entregas de carretas, que já chegam a 10 dias.
? A situação é tão complicada que alguns clientes chegam a trazer pneus usados para poder retirar o equipamento ? conta o diretor executivo da Randon Implementos e Veículos, Norberto Fabris.